Os 5 usuários que mais infernizam a vida dos profissionais de TI

Não cometa estes erros no seu Help Desk!
Imagem: reprodução Pinterest

Conheça os perfis dos cinco usuários que mais infernizam a vida dos profissionais de TI

1. O Sabe-Tudo 

Você conhece este usuário. Ele sabe um pouco de HTML, desfragmentou o disco rígido uma vez e agora pensa que é um engenheiro e sabe mais do que você. Muitas vezes se recusa a seguir políticas e normas corporativas e costuma enfiar a cabeça na sala do servidor “só para ver o que você anda fazendo”.

Insiste em fazer as coisas do seu jeito. Muda opções e configurações do computador só porque consegue fazer isso e tende a conectar dispositivos e baixar software que TI não suporta. E, como é de se esperar, é arrogante o suficiente para achar que nunca está errado

2. O Ignorante

Todo mundo já ouviu a piada do usuário que procura em vão a tecla “qualquer” quando o computador lhe pede que “pressione qualquer tecla”. Mas, infelizmente, não é piada. Apresento-lhe o Ignorante, o oposto do Sabe-Tudo. Ele entende tão pouco de tecnologia que precisa ser conduzido pelas mãos nas tarefas mais simples.

Estes usuários novatos demandam muita atenção e, em geral, precisam de muitas visitas para obter a ajuda necessária. Freqüentemente são incapazes de explicar os problemas por telefone ou e-mail.

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Não cometa estes erros no seu Help Desk!

3. O Todo-Poderoso

Este tipo de usuário, que tem várias subespécies, adora perguntar: “Você sabe com quem está falando?” Pode ser o CEO da empresa que (vamos admitir) é genuinamente poderoso ou um funcionário do marketing que acha que tem direitos simplesmente porque você atua na área de serviço ao cliente e ele não.

Esta dupla toda-poderosa está sempre estourando o prazo de um projeto super importante e se sente no direito de exigir sua atenção imediata, pedir que você passe por cima de procedimentos pré-estabelecidos ou telefonar-lhe quando você está com um pé fora da porta às seis horas da tarde de sexta-feira.

4. O Acusador

O Acusador nunca acha (ou, pelo menos, nunca admite) que é culpado pelos próprios problemas – o culpado é você.
Quando o sistema está mais lento, ele presume que TI “fez alguma coisa no servidor”. Se documentos foram perdidos ou desviados e senhas foram esquecidas, a culpa é do help desk. Jobs de impressão direcionados incorretamente e pastas de e-mail perdidas fazem parte de uma grande conspiração de TI para estragar seu dia de trabalho.

Você sabe que está diante de um Acusador quando ouve frases do tipo: “Estava tudo bem e de repente meu sistema parou. O que vocês fizeram?”

5. O Gênio 

Este indivíduo tem dezenas de aplicações Freeware, três programas de mensagem instantânea e um arsenal de software open-source não autorizado no computador, e sabe usar um web site proxy para bypassar o firewall da empresa.

É primo do Sabe-Tudo, com a diferença de que realmente conhece alguma coisa de tecnologia. Você consegue travar debates técnicos com ele. O Gênio sabe se software não-GPL pode ser linkado dinamicamente a bibliotecas GPL, por exemplo.

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Luan Morais

Luan Morais

Analista de Suporte e Infraestrutura | Criador da página TI da Depressão | Fundador Hub da TI. Quer conversar sobre tecnologia? Manda um e-mail para: E-mail para: contato@techdicas.net.br
Luan Morais

Luan Morais

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