O que é esporte de aventura e por que começar a praticar

São Paulo, SP 25/5/2020 – Os esportes de aventura são praticados próximo à natureza e envolvem a superação de obstáculos geográficos.

Humberto Siqueira Nogueira fala sobre os esportes de aventura e explica quais são os benefícios de praticá-los.

Quem é apaixonado pela prática de exercícios físicos está sempre em busca de mais desafios. Afinal, fazer as mesmas atividades de sempre cansa, né?

Uma ótima opção para fugir da rotina é começar a prática de algum esporte de aventura. Além de tirar o esportista da zona de conforto, esse tipo de modalidade proporciona experiências incríveis e muita adrenalina!

Os esportes de aventura são praticados próximo à natureza e envolvem a superação de obstáculos geográficos. Eles estão enquadrados dentro da categoria de esportes radicais, que também inclui outras práticas realizadas no ambiente urbano (como o skate, parkour e base jump).

Paraquedista profissional com mais de 1.700 saltos na carreira, Humberto Siqueira Nogueira lista 5 esportes de aventura incríveis e explica os benefícios de praticá-los. Confira!

Salto de paraquedas

O paraquedismo é um dos esportes de aventura que mais crescem no Brasil atualmente. Saltar de um avião nas alturas desperta fascinação naqueles que adoram desafios e adrenalina.

A prática do paraquedismo é segura, sendo realizada somente com treinamento, auxílio direto de instrutor capacitado e em avião especializado.

Além da experiência ser incrível e única, diversos praticantes dizem sentir efeitos positivos após o salto de paraquedas: por exemplo, redução do estresse e de sentimentos negativos, como a ansiedade e o medo.

Outro benefício dessa modalidade é a melhora do condicionamento físico, como acontece em qualquer prática esportiva. 

Arvorismo

O arvorismo é o esporte de aventura perfeito para quem ama ficar próximo da natureza! Basicamente, essa prática consiste em andar pelas copas das árvores em altura elevada. 

A prática do arvorismo acontece em locais preparados, onde são montados circuitos em formato de trilhas com diferentes graus de dificuldade (de iniciante a avançado). Assim, o esporte se mantém sempre desafiador. 

O esportista conta sempre com cordas de apoio e equipamentos de segurança durante a locomoção pelas árvores.

Entre os benefícios do arvorismo, o contato com a natureza certamente é o que mais se destaca. Praticantes do esporte dizem que andar sobre as árvores tranquiliza a mente, além de poder contemplar paisagens lindas lá de cima!

Hikking

O hikking é outra prática incrível para quem gosta de explorar e observar a natureza. A caminhada em trilhas não tem muita regra: pode ser praticada por qualquer pessoa, independente do preparo físico.

É claro que alguns locais exigem mais esforço por conta das subidas, descidas ou obstáculos no caminho. Mas quem determina a dificuldade e a duração da caminhada é o próprio praticante, e não é necessário usar equipamentos de segurança.

Ou seja, o hikking acaba sendo um esporte superdemocrático e acessível, sendo um dos mais indicados para quem quer começar a se aventurar na natureza.

Escalada

A escalada é um esporte de aventura com maior nível de dificuldade, ideal para quem gosta de altura e desafios constantes. Pode ser realizada junto ao hikking, na subida de paredões e montanhas.

Para praticar esse esporte, é preciso contar com o auxílio de cordas, mosquetões e a capacetes, que garantem a segurança em casos de queda ou pancadas. 

A escalada deve ser realizada por esportistas preparados por conta dos riscos que apresenta. Os benefícios da prática são a melhora do condicionamento físico e do fortalecimento muscular.

Mergulho

Esse é outro esporte de aventura que desperta o interesse de muita gente. Praticado no fundo de rios e mares, o mergulho proporciona experiências incríveis e vistas deslumbrantes debaixo da água.

Existem duas modalidades: mergulho livre, sem uso de equipamento, e mergulho com oxigênio acoplado (que permite atingir profundidades maiores). Nos dois casos, é preciso ter o auxílio de mergulhadores profissionais para evitar acidentes durante a prática.

Os benefícios são o contato com a água, que faz bem ao organismo, e a melhora do condicionamento cardiopulmonar.

Humberto nas redes sociais: Instagram, Twitter, Pinterest e Flickr.

Website: https://medium.com/humberto_siqueira_nogueira

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram