6 Softwares para gerenciamento de chamados

Camisa:  Já abriu o chamado? – Estilo de TI

O post visa sugerir algumas ferramentas de gerenciamento de chamados e gestão para auxiliar o setor de TI. Ter uma ferramenta de gestão e gerenciamento é de extrema importância para organizar as demandas da empresa. O objetivo não é dizer qual software você deve utilizar na empresa, mas sim, mostrar algumas alternativas com valores razoáveis para ajudar no gerenciamento do setor. Fica a seu critério escolher ou sugerir um software segundo as necessidades da empresa que você trabalha ou presta serviço.

Milldesk

O Milldesk é um software SaaS 100% Web, ou seja, você não precisa instalar nada, tá tudo na nuvem. Seus usuários terão acesso a um portal exclusivo para registro das solicitações, sem qualquer custo. O software foi desenvolvido com práticas ITIL, para ajudar a sua empresa a aumentar a eficiência operacional do seu suporte ao cliente, reduzir custos e melhorar os fluxos de trabalho.

Principais recursos:

  • Integração com WhatsApp
  • Relatórios gerenciais
  • Dashboard customizáveis
  • Pesquisa de satisfação
  • Gestão de SLA
  • Aplicativo Milldesk

Valor do software: Não informado
Link: https://www.milldesk.com.br/sistema-de-help-desk

GLPI

O GLPI é uma das ferramentas Open Source para gestão de ativos e controle dos chamados de TI mais utilizado na área de TI. É uma solução com muitas funcionalidades e possibilidades diversificadas para gerenciar o setor de tecnologia. É possível criar inventário de todos ativos da organização, gerenciar tarefas administrativas e financeiras.  Implementei essa solução em servidores Windows, mas no meu ponto de vista ele tem melhor desempenho e funcionalidades em servidores Linux. Minha maior dificuldade utilizando essa solução foi a resistência dos usuários para criação dos chamados. Isso também acontece devido a cultura de algumas empresas. Algumas características:

  • Gestão Administrativa e Financeira
  • Funcionalidades de inventário
  • Recursos de rastreamento e monitoramento de gerenciamento de incidentes e solicitações
  • Atribuição de equipamentos: localização, usuários e grupos
  • Gerenciamento de problemas e mudanças
  • Gerenciamento de licenças
  • Relatórios de ativos e serviços de assistência: hardware, rede ou suporte

Valor: Gratuito
Link:  https://github.com/glpi-project/glpi/releases/

NetEye

O NetEye é um software bem completo e já atendeu minhas necessidades algumas ocasiões. Ele consegue centralizar o gerenciamento de uma rede corporativa, e consegue integrar outros setores de uma empresa. Um dos pontos positivos é que em uma das ferramentas dos módulos é possível fazer acesso remoto ou monitorar o usuário sem que ele tenha conhecimento do acesso. A solução é baseada nos seguintes módulos:

Inventário:  Automatiza sua gestão de ativos de TI, detectando componentes de hardware e promovendo o controle de licenças de software.

Produtividade: Você consegue visualizar por quanto tempo cada software e site foram utilizados nas estações de trabalho.

Monitoramento: Você pode fazer acesso remoto nos computadores conectados à rede local e acompanha as atividades dos funcionários em tempo real. É bem utilizado por diretores da empresa para monitorar os funcionários.

Segurança: Você tem a opção de bloquear sites na rede corporativa, controlar dispositivos USB e impressões. Também promove uma auditoria de arquivos, inspecionando dados armazenados, copiados e compartilhados na empresa.

Desempenho: Promove diagnósticos sobre a performance de processador, HD e memória RAM nas estações de trabalho. O software mantém um registro histórico sobre a utilização desses componentes e sinaliza a necessidade de atualizações.

Valor: Não informado
Link: https://neteye.co/

Veja também:
9 sites para encontrar trabalho remoto na área de tecnologia
Dica: Como iniciar na área de programação
7 sites para melhorar sua habilidade em programação

 Milvus

Recomendado por um colega de profissão, o Milvus é uma ferramenta com funcionalidades como controle de inventário, licenças de software e contratação de fornecedores de tecnologia. Oferece a exclusiva tecnologia OneClick, permitindo a abertura de chamados diretamente da área de trabalho do usuário. Você consegue customizar uma dashboard para ter mais agilidade no suporte ao cliente e aumentar sua produtividade. É possível abrir chamados através de diversas formas: Via e-mail, via web, via chat, via app, por telefone e pelo dispositivo monitorado.

Valor: A partir de R$ 95,90 por usuário
Link: https://milvus.com.br/

Tomticket

É uma plataforma online que permite que a empresa organize os chamados de suporte e atendimento sem muita dificuldade. Ela consegue ter muitos recursos sem complexidade e com alguns diferencias possibilitando um bom gerenciamento das atividades de TI. Utilizei recentemente essa solução e atendeu as expectativas da empresa.

Algumas funcionalidades:

  • Envio de arquivos;
  • Atendimento online e Help Desk numa só plataforma;
  • Não requer instalação no servidor;
  • Aplicativos para tablets e desktop;
  • Totalmente online.

Valor: Plano gratuito R$ 19,00 por atendente
Link: https://www.tomticket.com/

Take Control

O Take é um software de suporte, projetado para ajudar no gerenciamento dos chamados para atender mais clientes. Têm como características uma rápida conexão, chat ao vivo, transferência de arquivos, criação de scripts em lote e ferramentas de criação de pesquisa de satisfação. Pode ser utilizado praticamente em qualquer plataforma. Ainda não utilizei esse software, mas tive uma breve apresentação desse sistema de Help Desk e apresentou ser bem robusto e com muitas ferramentas que pode ajudar na gestão do setor de TI.

Valor: A partir de US$19,00/mês
Link: https://www.solarwindsmsp.com/pt-br

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Luan Morais

Luan Morais

Analista de Suporte e Infraestrutura | Criador da página TI da Depressão | Fundador Hub da TI. Quer conversar sobre tecnologia? Manda um e-mail para: E-mail para: contato@techdicas.net.br
Luan Morais

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