Profissão do futuro – Cloud Computing


Cloud Computing (computação em nuvem) é a interligação de vários servidores que fornecem recursos computacionais como armazenamento de dados, capacidade de processamento, aplicativos e serviços disponibilizados através da Internet. Os serviços em nuvem ficam disponíveis para os usuários/analistas a partir de qualquer hora ou lugar, e pode ser facilmente acessado de qualquer dispositivo com acesso a Internet (Desktops, notebooks, smartphones).

O que motiva a existência de Profissionais que trabalha na área de Cloud Computing ? 
  • Dominar uma tecnologia 

Um dos primeiros passos para o especialista de TI trabalhar com Cloud Computing, é dominar alguma tecnologia de um dos grandes Players do mercado, como: Microsoft Azure, Amazon Web Services, SalesForce, OpenStack, entre outros.
Hoje em dia, as grandes empresas tendem a escolher uma determinada tecnologia ou plataforma em nuvem, não apenas como uma alternativa mais barata, mas como uma grande plataforma para consumo e melhor desenvolvimento dos serviços.
  • Conhecer a própria carreira

 Especialistas em Cloud Computing atuam de forma proativa na análise dos indicadores do ambiente computacional, evolução da infraestrutura e otimização do uso destes recursos, com o objetivo de assegurar que as soluções em nuvem operem de acordo com as expectativas do cliente em relação a segurança, desempenho e disponibilidade de serviços.
  • A influência que a Cloud traz para a vida das pessoas

 Um exemplo claro de Cloud Computing no dia-a-dia das pessoas é o uso de redes sociais, como Facebok, Twitter, LinkedIn, entre outras. Todas essas redes já fazem parte do mundo empresarial, pois as marcas estão se relacionando com seus consumidores e clientes pelas redes sociais e muitas já estão desenvolvendo o conceito de Social Business, focando nos relacionamentos empresariais pela Internet. Com bilhões de pessoas conectadas diariamente, é gerado um gigantesco volume de dados. Volume este, que só é possível graças a nuvem.
  • As vantagens que serviços em Cloud traz para os especialistas

Pesquisas da Microsoft apontam que 62% das empresas que utilizam serviços em nuvem, relatam benefícios significativos de produtividade no setor de TI.
Quais são os principais benefícios?
Redução de custos;
Segurança dos dados;
Custo-benefício;
 Formações que abrangem o tema “Cloud Computing”
  

Armazenamento de Dados e Computação em Nuvem;
Servidores e Virtualização;
Engenharia de Datacenter;


Modelos de Cloud e arquitetura de Datacenter;
Servidores e storage;
Arquitetura de banco de dados e big data;

Certificações que abrangem Cloud Computing

O mercado de trabalho na ára de Cloud Computing 
Com a crescente popularização do mercado de Cloud, os custos das empresas para lançar novos produtos, serviços ou plataformas online, vem caindo constantemente. Ao invés das empresas investirem em grande infraestrutura, a iniciativa pode começar modesta e crescer conforme a necessidade. Com isto, o investimento em profissionais para instalação de infraestrutura tende a cair. Isto significa a diminuição na quantidade de empregos de TI? Não necessariamente.
O sobe e desce das funções
Especialistas em Infraestrutura são os grandes prejudicados com a migração de aplicações para a nuvem. A habilidade de dimensionar máquinas, configurar ambientes, cuidar da rede e manter tudo isso funcionando não tem muito valor quando se falam em nuvem, pois o foco muda de hardware para software e dados. A procura por estes profissionais deve diminuir, acentuando a tendência que já vem se formando desde quando as empresas começaram a migrar infraestrutura interna para Datacenters terceirizados.
Outros perfis de profissionais de TI, por outro lado, tendem a ganhar espaço. De acordo com o portal americano Mashable, funções relacionadas à analise de dados tendem a sofrer um aumento na procura, já que com a migração para a nuvem as empresas transferem esforços de dimensionamento, construção e manutenção de infraestrutura para áreas ligadas ao seu core business. Data mining, Web Analytics e Business Intelligence são as buzzwords da vez nesta área.
Conclusão 
Como percebe-se ao longo do conteúdo exposto as tecnologias voltadas a Cloud Computing são amplas, variadas e trazem por si só um elevado nível de complexidade pois, contém em si a necessidade de aplicação de muitos conceitos e técnicas de diferentes áreas do conhecimento computacional.
Se de um lado vemos várias tecnologias por outro pode-se ainda perceber o quanto é importante e duradoura a aplicação e desenvolvimento futuro desta área e suas profissões relacionadas, uma vez que percebe-se cada vez mais a presença e ao mesmo tempo sua invisibilidade diante do mundo em que vivemos, pois, sem que as pessoas se deem conta, grande parte de suas vidas e itens cotidianos estão cada vez mais ligados a servidores que muitos sequer sabem que existe, pois, por trás de uma mensagem de Whatsapp, um e-mail do Gmail ou mesmo a redação deste documento esconde-se uma enorme quantidade de técnicas, pessoas e tecnologias vinculadas a Cloud Computing.
Desta forma a percepção que nos vem naturalmente trazida por este modo de vida em que estamos naturalmente inseridos nos leva a crer cada vez mais na aplicação, disseminação e concentração de profissionais, recursos humanos e tecnológicos para a manutenção e evolução das técnicas de armazenamento, disponibilidade, interligação e manutenção destes grandes centros de bancos de dados, aplicativos e sistemas que estão vinculados entre si e dos quais os seres humanos apresentam-se cada vez mais dependentes.
Referências: FIFER, Bob, Livro: DOBRE SEUS LUCROS – O livro de cabeceira de Marcel Telles, fundador da Ambev, 1993

Artigo: Gabriel Moraes – Guri da TI

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários: