Os 5 profissionais mais disputados atualmente na área de TI

Os 5 profissionais mais disputados atualmente na área de TI

A informação possui um grande valor para qualquer instituição alcançar um objetivo. É por isso que a tecnologia da informação é tida como um conjunto de todas as atividades e soluções para tornar uma empresa cada vez mais competitiva no mercado.

Através do TI é possível coletar dados, agir e gerenciar um negócio com diferenciais competitivos, ou seja, uma empresa com inúmeras vantagens diante da concorrência. No entanto, isso só é alcançado com o uso estratégico desses recursos, é justamente por isso que as empresas buscam por profissionais com habilidades para constituir um time vencedor que saibam caracterizar seus produtos e serviços como únicos e exclusivos.

Veja também: Microsoft lança portal com cursos para desenvolvedores e profissionais de TI

Os profissionais de TI são considerados elementos estratégicos em qualquer empresa, pois o papel deles é contribuir de inúmeras maneiras para que o negócio consiga enfrentar dias difíceis através das inovações tecnológicas. Veja quais são os 5 profissionais mais disputados na área de TI, segundo grandes empresas de consultoria:

1- Analista de TI especializado em E-commerce
Levando em conta o grande aumento de negócios digitais, o mercado está à procura de especialistas no desenvolvimento de excelentes plataformas que garantem o acesso rápido e suportem o grande volume de acessos e fechamentos de negócios online. Inúmeras empresas têm dificuldades em encontrar profissionais de TI focados no mercado digital, pois a demanda aumentou muito nos últimos tempos já que médias e grandes empresas como as indústrias perceberam a importância da presença digital.

2- Analista de Segurança da Informação
A preocupação com a segurança da informação é geral, principalmente nas empresas que adotam inúmeras estratégias para manter seu banco de dados a salvo. A maioria das informações hoje em dia ficam na nuvem, é aí que entra o analista de segurança em TI, pois ele é responsável pelo monitoramento desse trabalho. Como a tecnologia é um mercado que muda rapidamente, os analistas de segurança precisam estar sempre atualizados para permitir que as informações da empresa fiquem invulneráveis.

3- Programadores de Mobile
Profissionais de TI especializados em linguagens de programação para aplicativos de celular (IOS e Android) são muito requisitados, uma vez que o uso dessas ferramentas está cada vez mais popular por usuários de todas as idades.
Há um grande déficit de profissionais para desenvolver aplicativos para aparelhos móveis, por isso, existem muitas oportunidades nesse setor. Tanto que para conseguir driblar a pouca demanda de programadores as empresas estão contratando profissionais com conhecimento em desenvolvimento de sistemas para depois capacitá-las em Mobile.

4- Arquiteto de soluções BIG DATA
O fato é que muitas empresas usam estratégias de marketing contendo ferramentas de BIG DATA, isso tem aumentando a procura por esse profissional extremamente técnico e focado nas buscas de soluções para atender as necessidades do negócio. O arquiteto é responsável pelo desenho de todos os padrões do sistema, ele que organiza toda a estrutura de processos e seleciona a arquitetura técnica das aplicações. Esse profissional deve entender todos os problemas do negócio para então considerar a melhor solução digital para empresa.

5- Cientista de dados
O cientista de dados deve ter um grande conhecimento estatístico para interpretar todas as informações que chegam ao sistema de um computador. Por isso, ele precisa ter domínio nas ferramentas de análise de dados para processar um grande volume de informações. É uma das profissões destaque no TI, pois além de preparo acadêmico, é preciso habilidades extras para fazer descobertas big data.

Embora 2017 não foi um ano muito promissor para a maioria das áreas de trabalho, o segmento de TI não foi afetado, pelo contrário, de acordo com algumas pesquisas, as empresas estão pensando em ampliar as equipes de TI em 2018. De uma forma geral, os profissionais com as habilidades citadas acima podem ficar mais tranqüilos na hora de conseguir uma recolocação no mercado. Outras funções na área de TI que também merecem destaque são: Gerentes de projetos, Desenvolvedor Full Stack, Analista funcional SAP, Analista de redes, profissionais de UI e UX e analista DevOps.

Muitas dessas funções citadas possuem carência de profissionais especializados, por isso, as empresas devem estar preparadas para a grande demora em encontrar um especialista na área. Em contrapartida, é uma grande oportunidade para o profissional que está em busca de uma posição bem-sucedida na carreira.



Warning: A non-numeric value encountered in /home4/techd537/public_html/techdicas.net.br/wp-content/themes/portal2017/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009