(Parceria irá criar ambientes favoráveis para o empreendedorismo digital no Brasil) |
Brasília – O Sebrae e o Instituto Campus Party vão trabalhar juntos e de forma contínua, para fomentar o empreendedorismo entre os jovens apaixonados por cultura digital no Brasil. As duas instituições visam expandir a parceria, que já acontece deste 2011, por meio do “Projeto de Fomento ao Empreendedorismo Digital”. Serão aliadas ações presenciais nos eventos Campus Party e digitais na plataforma campuse.ro, que funciona como uma rede social da Campus Party, atualmente com mais de 400.000 mil pessoas cadastradas no mundo, sendo mais de 100.000 do Brasil.
“Em nossa plataforma, a tag empreendedorismo é a terceira mais utilizada pelos campuseiros como área de interesse. Acreditamos que o conhecimento cresce quando compartilhado e, por isso, vamos junto com o Sebrae promover o intercâmbio de conhecimento em ambientes democráticos, criando espaços nos quais prevalecem a troca e o aprendizado mútuo”, declara Francesco Ferruggia, Presidente do Instituto Campus Party.
A pesquisa “Juventude Conectada” (2014) aponta que, nos próximos cinco anos, 43% dos jovens consideram provável abrir um negócio próprio. Quando o cenário considera os próximos 10 anos, essa probabilidade aumenta para 64%.
É cada vez maior o número de jovens que empreendem por opção e demonstram confiança eentusiasmo com o potencial da Internet e de suas ferramentas para gerar novos negócios e oportunidades. Dados mostram que 59% pensam em usar a Internet para desenvolver o próprio modelo de empreendimento, 60% usam a Internet para planejar e desenvolver uma ideia, 56% para criar e estruturar um negócio e 71% dos jovens entrevistados concordam que a Internet é um ambiente que contribui para o espírito empreendedor.
“Com a participação do Sebrae nas últimas seis edições da Campus Party, o tema empreendedorismo cresceu exponencialmente na programação e atualmente o evento se posiciona também como evento desta temática”, afirma o diretor de Administração e Finanças no exercício da presidência do Sebrae, Vinicius Lages.
O convênio com o Instituto Campus Party prevê o atendimento de pelo menos três mil campuseiros, como são conhecidos os participantes de um dos maiores eventos de cultura digital do mundo. “O Sebrae se posiciona como indutor do desenvolvimento do empreendedorismo e na disseminação do conhecimento sobre gestão empresarial. O ambiente da Campus é o ideal para o fortalecimento da economia digital, permitindo a criação de uma grande rede centrada em inovação”, reforça a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.
Para participar das ações do projeto os interessados devem se cadastrar na plataforma da Campus Party(campuse.ro) e no preenchimento do perfil, marcar a #empreendedorismo como área de interesse.