Reduzindo os custos de atendimento ao cliente com o WhatsApp

Imagem: reprodução Pexels

Reduzir os custos de atendimento ao cliente é uma prioridade para empresas de todos os tamanhos. Uma maneira de conseguir isso é usando o WhatsApp para atendimento ao cliente.

Neste artigo, discutiremos como reduzir os custos de atendimento ao cliente com o WhatsApp e os benefícios da integração com uma solução de help desk.

Redução de custos de atendimento ao cliente com o WhatsApp é realmente possível?

Sim! Com a API oficial do WhatsApp, as empresas podem integrar com uma ferramenta de help desk para reduzir os custos de atendimento ao cliente.

Com a API do WhatsApp, as empresas têm acesso às seguintes funcionalidades:

  • Envio e recebimento de mensagens de forma automatizada e/ou manual.
  • Envio de imagens, vídeos, arquivos e contatos para os clientes.
  • Notificações push para os clientes.
  • Status das mensagens enviadas e recebidas (por exemplo, entregue, lida, etc.).

Na prática, quando integrado a um sistema de help desk, o WhatsApp pode ser usado para:

– Resolver problemas de suporte técnico: os clientes podem enviar mensagens para o WhatsApp e as mensagens serão encaminhadas automaticamente para um agente de suporte técnico. O agente de suporte poderá então responder às perguntas do cliente no WhatsApp.

– Atendimento ao cliente: uma das áreas onde as empresas mais investem é no relacionamento com o cliente. Oferecer um bom atendimento é fundamental para a fidelização dos clientes e, consequentemente, para o crescimento da empresa. 

–  Acompanhamento de pedidos: é importante que o cliente se sinta acolhido e que saiba que a sua solicitação está sendo tratada com prioridade. O WhatsApp permite que você envie mensagens automáticas para o cliente, assim que o seu pedido é recebido, confirmado e enviado. Dessa forma, o consumidor fica sempre informado do andamento do seu pedido e sabe que a sua solicitação está sendo tratada com cuidado. 

Como o WhatsApp pode ser usado para reduzir os custos de atendimento ao cliente?

O WhatsApp pode ser usado para reduzir os custos de atendimento ao cliente de várias maneiras, por exemplo:

Enviando mensagens automatizadas:

As empresas podem enviar mensagens automatizadas para os clientes no WhatsApp, por exemplo, mensagens de boas-vindas, de follow-up, etc.

Isso pode reduzir o número de chamadas recebidas pelo call center e, consequentemente, reduzir os custos de atendimento ao cliente.

Enviando mensagens em massa:

As empresas podem enviar mensagens em massa para os clientes no WhatsApp, por exemplo, mensagens promocionais, notícias sobre produtos, etc.

Isso evita o envio de SMS em massa, que pode ser caro, e também pode ajudar as empresas a economizar tempo.

Resolvendo problemas de suporte técnico:

As empresas podem usar o WhatsApp para resolver problemas de suporte técnico com os clientes. Isso pode reduzir o número de chamadas recebidas pelo call center e, consequentemente, reduzir os custos de atendimento ao cliente.

Casos de uso reais: Como a integração WhatsApp / help desk pode melhorar o atendimento ao cliente e reduzir custos

Identificamos três dores de cabeça reais que você pode estar enfrentando, mas que a integração via API WhatsApp com uma solução help desk pode melhorar o atendimento ao cliente, ao mesmo tempo que reduz custos.

Desafio nº 1: custos crescentes do call center

Sua empresa pode saber em primeira mão como os custos do call center ficam caros quando o volume de chamadas de suporte aumenta. Como os agentes de suporte podem resolver apenas um problema do cliente por vez no telefone, mais chamadas significam a necessidade de contratar mais agentes – uma solução não escalável.

Sem mencionar que o alto volume de chamadas pode resultar em clientes esperando muito tempo no sistema de espera. 

Solução: desviar chamadas de voz caras para mensagens do WhatsApp

O desvio de chamadas permite que um cliente em espera pelo telefone continue uma conversa em aplicativos de mensagens, como o WhatsApp. As conversas mantidas em aplicativos de mensagens são mais econômicas do que chamadas telefônicas e proporcionam uma experiência melhor para os clientes.

Os agentes podem lidar com 4 a 5 conversas com clientes simultaneamente , e a implementação do chat pode levar a uma redução de 6,8% no custo médio por contato com o cliente.

Desafio nº 2: roteamento e atribuição de tickets complicados

Sua equipe de suporte pode ter confiado em processos manuais para classificar, priorizar e atribuir tíquetes aos agentes quando os volumes de consultas eram menores. 

Mas à medida que sua empresa se expande geograficamente ou oferece linhas de produtos com especialistas especializados, os agentes precisam de assistência automatizada para gerenciar adequadamente e responder rapidamente a um volume cada vez maior de tickets. 

Solução: encaminhe os tickets automaticamente para o agente certo no WhatsApp

O roteamento automatizado de tickets com base nas principais características, como idioma, sentimento, geografia e muito mais, pode ajudar a levar os tickets ao agente certo mais rapidamente. 

Com o roteamento automatizado, a força de trabalho consegue lidar com eficiência com o aumento em até 10 vezes nos bate-papos com clientes sem perder nenhuma mensagem de alta prioridade.

Desafio nº 3: Muitas perguntas e respostas repetitivas 

Os agentes de suporte geralmente veem nos bate-papos perguntas semelhantes.

  • “Onde está meu pedido?”
  • “Qual o horário de seu trabalho?”
  • “Qual é a loja mais próxima?”
  • “Posso devolver meu pacote?” 

Estes são apenas alguns exemplos, mas o ponto é que os agentes ativos geralmente precisam gastar muito tempo respondendo a perguntas frequentes.

De fato, além de caro, é impossível para as empresas que os agentes concluam tarefas rotineiras de forma consistente – além disso, faz com que o trabalho pareça mundano e sem possibilidade de ter um atendimento escalável.

Solução: implante um chatbot de perguntas frequentes no WhatsApp

Crie facilmente um chatbot com inteligência artificial para permitir que seus clientes respondam a perguntas comuns por conta própria.

Isso não apenas deixa seu cliente mais feliz, permitindo que eles obtenham respostas às suas perguntas mais rapidamente, mas também permite que sua empresa alivie a carga das equipes de suporte ao vivo. 

O uso do WhatsApp para atendimento ao cliente pode, de fato, ajudar a reduzir o custo do atendimento ao cliente, além de proporcionar uma melhor experiência para os clientes

Ao usar a API oficial do WhatsApp, as empresas podem se conectar com seus clientes no WhatsApp para fornecer suporte e resolver problemas de maneira rápida e fácil.

O roteamento automatizado de tickets pode ajudar a garantir que os tickets sejam enviados ao agente certo, e os chatbots podem ser usados para fornecer uma primeira linha de suporte.

Ao usar o WhatsApp para atendimento ao consumidor, as empresas podem reduzir o custo do atendimento ao cliente e, ao mesmo tempo, proporcionar uma melhor experiência ao cliente.

WhatsApp e Milldesk: redução efetiva de custos para sua empresa: 

Com a integração oficial do WhatsApp com a solução de suporte da Milldesk, você centraliza as conversas em um único local, tem múltiplos atendentes utilizando um mesmo número e possui total controle sobre seus atendimentos.

Na prática, a integração oficial do WhatsApp via API permite que:

  • Sua empresa centraliza e organiza as solicitações recebidas do aplicativo de mensagens mais usado do mundo para resolver tickets de suporte.
  • Com o Milldesk e a API oficial do Whats você coloca quantos operadores quiser, atendendo simultaneamente em vários computadores, usando um único número de WhatsApp.
  • Concentre sua equipe em uma única linha telefônica, reduzindo o tempo de espera e fazendo seus clientes se apaixonarem pelo suporte de sua empresa. Tudo isso feito com uso da integração da API oficial do WhatsApp com a solução Milldesk.

Simplifique a comunicação via WhatsApp entre clientes e sua empresa com uma linha centralizada, converta qualquer atendimento em um ticket dentro do Milldesk.

Com a API de integração oficial do WhatsApp + Milldesk você ainda ganha:

– Mais segurança de dados da empresa e dos clientes;

– Total adequação às normas vigentes (LGPD e GDPR);

– Adequação às regras do Facebook (dona do Whats), zero pirataria.

Gere um grande impacto positivo no índice de satisfação de seus clientes atendendo via WhatsApp e Milldesk.

Quer utilizar o aplicativo de mensagens mais famoso do mundo para receber seus atendimentos? Entre em contato agora mesmo com o time de especialistas do Milldesk e tire todas as suas dúvidas.

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