O que é um servidor DNS?

Imagem: reprodução
Servidor DNS

Um servidor DNS (Domain Name System), é um computador ou um grupo deles ligado a nós da Internet, que dispõe de uma base de dados, que os nossos navegadores consultam regularmente.

Eles funcionam como um livro de endereços da Internet, resolvem (traduzem) ou convertem nomes de domínio em endereços IP.

Não apenas navegadores, mas também programas de e-mail ao enviar uma mensagem, aplicativos móveis para operar, dispositivos aos quais se conectar e qualquer coisa que precise encontrar o endereço de um domínio chega a esse servidor. Eles também têm outras funções.

Funções de servidores DNS Resolução de nomes

Este termo consiste em retornar o endereço IP que corresponde a um domínio. Os sites e serviços da Internet são identificados por seus endereços IP numéricos, quase impossíveis de memorizar por humanos.

Por esse motivo, nomes de domínio foram criados. Ao solicitar um endereço ao navegador, ele acessa o DNS mais próximo, que retorna o IP correspondente ao site solicitado.

Leia Também: Tudo Sobre DNS e Como Funciona?

Por exemplo, ao clicar no link https://norfipc.com, devemos aguardar a solicitação para viajar para o DNS padrão da conexão e retornar o resultado 31.22.7.120. Então, o navegador pode solicitar a página indicada neste site. Claro, depois disso, esse relacionamento é salvo no cache por um tempo, para agilizar as consultas subsequentes.

Resolução de endereço inverso

É o mecanismo inverso ao anterior, de um endereço IP obtém o nome de host correspondente. Resolução de servidores de e-mailDado um nome de domínio (por exemplo, gmail.com), obtenha o servidor através do qual a entrega do e-mail deve ser feita. Os servidores DNS armazenam uma série de dados para cada domínio, que é conhecido como “Registro DNS”.Os registros A, AAAA, CNAME, NS, MX, entre outros, contêm os endereços IP, nomes de host, nomes canônicos, endereços de e-mail associados, etc.

Principais servidores DNS da Internet

Existem milhares de servidores DNS localizados em diferentes nós da Internet. Alguns são gerenciados por ISPs (empresas de fornecimento de Internet), outros por grandes empresas e existem até DNS pessoais. Alguns deles possuem um pequeno banco de dados e as consultas sobre sites que não foram incluídos são “repassadas” para outros hierarquicamente superiores.

Existem 13 servidores DNS na Internet que são conhecidos como servidores raiz, eles armazenam as informações dos servidores para cada uma das áreas de nível mais alto e constituem o centro da rede. Eles se identificam com as sete primeiras letras do alfabeto, várias delas estão fisicamente divididas e geograficamente dispersas, técnica conhecida como “anycast”, com o objetivo de aumentar o desempenho e a segurança.

Atraso na resolução de nomes

Ao tentar acessar com nosso navegador um site que nunca havíamos visitado antes, também pouco conhecido e que está em um servidor remoto, a solicitação é feita ao servidor DNS padrão de nossa conexão, que 80% das vezes é de um Companhia telefonica.

Esse DNS geralmente é lento e com poucas informações. O pedido irá enviá-lo para outro DNS de classificação superior e assim por diante até obter sucesso. Se o aplicativo ficar atrasado por um determinado período de tempo, o navegador irá considerar isso um erro e fechar a conexão.

Erros e censura no DNS

Além da lentidão causada pela baixa qualidade do DNS e pelo baixo desempenho, outros fatores conspiram contra a qualidade da navegação. Um deles são os erros na resolução de nomes quando parece que os sites ou serviços de internet não funcionam e não funcionam. Outro é o uso de DNS para censurar ou bloquear sites, um método estendido em alguns países.

Servidores DNS alternativos da internet

Devido às dificuldades explicadas acima, o uso de servidores alternativos na Internet se tornou popular. Eles são serviços independentes para provedores, que geralmente oferecem serviços gratuitos, que geralmente incluem a filtragem de conteúdo impróprio ou perigoso, como sites de malware ou conteúdo somente para adultos. As principais oferecem tempos de resposta muito menores do que as operadoras de telefonia, o que aumenta consideravelmente a qualidade e o desempenho da navegação. O mais conhecido deles é o Google DNS Public Server, cujo endereço IP é: 8.8.8.8.

Como conhecer os servidores DNS da nossa conexão

Abra Iniciar, digite CMD e pressione a tecla Enter para abrir o Console CMD ou Prompt de Comando. Na janela preta, escreva o comando NSLOOKUP e pressione Enter novamente. O aplicativo retornará o nome do host e o endereço IP do DNS estabelecido.

Com Informações: Avance Network

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram
Luan Morais

Luan Morais

Analista de Suporte e Infraestrutura | Criador da página TI da Depressão | Fundador Hub da TI. Quer conversar sobre tecnologia? Manda um e-mail para: E-mail para: contato@techdicas.net.br
Luan Morais

Luan Morais

Analista de Suporte e Infraestrutura | Criador da página TI da Depressão | Fundador Hub da TI. Quer conversar sobre tecnologia? Manda um e-mail para: E-mail para: contato@techdicas.net.br