(Foto: Reprodução) |
A computação em nuvem é o fornecimento virtual de recursos compartilhados, utilizados pelos usuários finais como um serviço. A nuvem normalmente é discutida em dois contextos: (1) em qual infraestrutura está construída e (2) como será utilizada. Muitas vezes, os profissionais de TI pensam em termos de infraestrutura da nuvem (por exemplo, nuvem pública, privada e híbrida).
Os responsáveis pela tomada de decisão de negócios podem estar mais focados no tipo de serviço a ser disponibilizado: Infraestrutura como Serviço (IaaS), Plataforma como Serviço (PaaS) ou Sof tware como Serviço (SaaS). Alinhar as duas perspectivas ajudará a articular uma estratégia de nuvem ideal.
A nuvem pode ajudar a solucionar as pressões que as organizações de TI estão enfrentando para reduzir custos, para assegurar a conformidade e segurança de dados e para disponibilizá-los de forma rápida. Essas pressões são atenuadas pela nuvem por meio de uma melhor utilização de recursos, prestação de serviços sob demanda e melhor gerenciamento da política de segurança.
Há novos termos e conceitos relacionados à nuvem dos quais devo estar ciente, como:
• A nuvem emergindo: Um aplicativo é executado em uma nuvem privada ou data center e “emerge” para uma nuvem pública quando aumenta a demanda por capacidade de computação.
• Virtualização de funções da rede (NFV): Virtualiza classes inteiras de funções de nós de rede em blocos de construção padronizados que podem ser conectados, ou encadeados, para criar serviços de comunicação.
• Rede definida por sof tware (SDN): Permite que os administradores de rede gerenciem e configurem os serviços de rede por meio de rede definida por sof tware e automação.
• Armazenamento definido por sof tware (SDS): Um ambiente de armazenamento definido por sof tware, extremamente escalável, que fornece gerenciamento automatizado de camadas de dados e mídia em servidores de alto volume.
• Infraestrutura definida por sof tware (SDI): Permite um ambiente totalmente orquestrado e abstraído no qual os aplicativos definem os sistemas por meio de recursos em conjunto, gerenciamento de provisionamento e garantia de serviço.