Lembra do MS-DOS? A Microsoft publicou o seu código-fonte no GitHub

Foto reprodução: xda-developers

MS-DOS 4.0: A Relíquia que Retorna com Novas Descobertas

Mais de quatro décadas se passaram desde a publicação do lendário sistema operacional MS-DOS, que, nos dias de hoje, faria qualquer usuário parecer um hacker diante de novatos em informática. Seu nome é uma abreviação de “Microsoft Disk Operating System”. O MS-DOS reinou por um bom tempo, mas acabou sendo destronado por sistemas com interfaces gráficas.

Uma Relíquia ao Alcance de Todos

Há seis anos, a Microsoft liberou o código-fonte do MS-DOS 1.25 e 2.0 no Museu de História da Computação, tornando-o acessível ao público. Agora, o MS-DOS faz um retorno notável, graças à colaboração entre a Microsoft e a IBM, que lançaram o código-fonte do MS-DOS 4.0 sob a licença MIT.

A História por Trás dessa Versão

A história do MS-DOS 4.0 é complexa. A Microsoft colaborou com a IBM em partes do código e também desenvolveu uma ramificação chamada DOS Multitasking, que não teve ampla distribuição. Recentemente, um jovem pesquisador chamado Connor “Starfrost” Hyde entrou em contato com Ray Ozzie, ex-diretor técnico da Microsoft, para relatar alguns softwares de sua coleção. Nesse intercâmbio, Ozzie descobriu binários beta não publicados do DOS 4.0.

Embora algumas versões posteriores desses binários do DOS Multitasking estejam disponíveis na internet, os novos binários beta de Ozzie parecem ser versões muito mais antigas e até então não divulgadas, que também incluem o código-fonte do ibmbio.com.

Descobertas Fascinantes

Scott Hanselman e Jeff Sponaugle criaram imagens dos discos originais e examinaram minuciosamente a documentação dessa “entrega de Ozzie”. Essa revelação é uma peça fascinante da história da informática.

Jeff Wilcox e a OSPO (Oficina de Programas de Software de Código Aberto) visitaram o Arquivo da Microsoft e, embora não tenham encontrado o código completo do MT-DOS, descobriram o MS-DOS 4.00, que está sendo lançado hoje, juntamente com os binários beta adicionais, PDF da documentação e imagens de disco.

Você pode baixar essa versão por meio do GitHub. Além disso, se quiser testá-la, a Microsoft realizou testes em um IBM PC XT original, em um Pentium mais moderno e em emuladores de código aberto como PCem e 86box.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
X
Email
Rolar para cima