Dicas de planejamento para as empresas virtuais

Dicas de planejamento para as empresas virtuais
(Dicas de planejamento para as empresas virtuais)
Planejamento: Qual a importância na solução dos problemas das empresas?
 
Quando se trata da mensagem que desejam passar ao seu público-alvo, a maioria das empresas tem pontos de atenção. Para que esse processo seja feito de forma eficaz, é preciso planejamento estratégico. Um bom profissional da área deve saber identificar o problema na comunicação do cliente e trazer a solução.
O primeiro passo para que isso aconteça é fazer o diagnóstico da marca. Para isso, deve-se pesquisar tudo o que envolve o universo dela, a fim de organizar, mapear e identificar onde estão os gargalos para estabelecer novos direcionamentos. Se há uma dificuldade em vendas, por exemplo, é comum ouvir que “o problema é não vender o que se espera”. No entanto, é necessário compreender por que a loja virtual não vende muito e questionar se o produto é bom, se o preço está de acordo com o mercado, se as pessoas têm boa percepção da empresa, se a equipe de atendimento está bem treinada. Esses pontos têm tanto impacto na transmissão da mensagem e em seu retorno quanto uma segmentação errada do Google. 
Feito isso, é o momento de encontrar as soluções. Estudar cases de sucesso, tendências e o comportamento dos consumidores, tanto do segmento como da marca. Tendo tudo isso em mãos, é hora de buscar novas ideias, insights e recursos para ajudar o negócio a se posicionar e conquistar o resultado almejado. Como diria o publicitário Júlio Ribeiro: “que essas soluções sejam mágicas”, assim agradam tanto o público-alvo, como também os diversos setores da empresa como o marketing e até o financeiro.

 

Inovar também é uma saída válida. Entretanto, para isso, a marca deve fazer o básico muito bem. Para exemplificar, a empresa pode querer entrar no Omnichannel – tendência do varejo que converge os canais de vendas utilizados por uma empresa –, mas ter uma péssima loja online. O resultado não será o esperado e pode até ser frustrante. O ideal é pensar longe, ser disruptivo, mas sempre fazer a lição de casa antes. Dessa forma, a iniciativa vai trazer ótimos resultados.
 
Dica: Felipe Morais – Coordenador do MBA de Marketing Digital 
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram
Luan Morais

Luan Morais

Analista de Suporte e Infraestrutura | Criador da página TI da Depressão | Fundador Hub da TI. Quer conversar sobre tecnologia? Manda um e-mail para: E-mail para: contato@techdicas.net.br
Luan Morais

Luan Morais

Analista de Suporte e Infraestrutura | Criador da página TI da Depressão | Fundador Hub da TI. Quer conversar sobre tecnologia? Manda um e-mail para: E-mail para: contato@techdicas.net.br