Como aprender a programar

(Foto: Reprodução)
Listei alguns passos que são necessários para aprender a programar.

1 – Lógica

Antes de aprender uma determinada linguagem, o mais importante é aprender lógica de programação. É o modo como se inscreve um programa de computador, um algoritmo, que é uma sequência de passos para executar uma determinada função. Ela é essencial para pessoas que desejam trabalhar com programação, permitindo definir uma sequência lógica para a resolução de um problema, além de estimular a criatividade.


2 – Estude

Será necessário que você passe boa parte do seu tempo estudando.  Para se tornar um bom programador, requer muito estudo e tempo. Será preciso ler, pesquisar, investigar, e se atualizar constantemente.

 3 – Pratique

Aprender programar não é fácil e não se aprende do dia para o outro. Para aprender a programar você precisará praticar muito. Já foi comprovado que a melhor forma para aprender é praticando.  Comece resolvendo problemas simples, e utilizando a lógica tente achar várias soluções para os mesmos problemas. E com um tempo de prática, você vai conseguir resolver os problemas de uma forma mais rápida e eficaz.

4 – Aprenda

Existem muitos códigos disponíveis na internet, para todos os tipos de linguagens. Use-os para aprender a programar. Você pode examinar os códigos e começar a aprender com eles. Mesmo sobre um olhar superficial, você poderá entender o funcionamento de cada parte do código, podendo fazer alterações e observar o que foi mudado com sua alteração.  E com isso já poderá a criar os seus próprios códigos.

Sugestão de sites para encontrar códigos prontos: GitHub, StackOverFlow, SourceForge

5 – Linguagem

Não há uma linguagem melhor ou pior para aprender a programar. Você terá que escolher uma linguagem que mais se adapta. Não podemos nos prender a um tipo de linguagem, mas sim em resolver os problemas. Por isso é importante pesquisar sobre os tipos de linguagens e não se fechar para uma determinada linguagem. Muitas faculdades tentam impor um estereótipo sobre as linguagens que devemos aprender, e isso na verdade é uma escolha de cada um.  Então escolha uma linguagem que atenda às suas necessidades.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram
Luan Morais

Luan Morais

Analista de Suporte e Infraestrutura | Criador da página TI da Depressão | Fundador Hub da TI. Quer conversar sobre tecnologia? Manda um e-mail para: E-mail para: contato@techdicas.net.br
Luan Morais

Luan Morais

Analista de Suporte e Infraestrutura | Criador da página TI da Depressão | Fundador Hub da TI. Quer conversar sobre tecnologia? Manda um e-mail para: E-mail para: contato@techdicas.net.br