(Bahia cria 12 mil vagas para TI) |
Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a Bahia tem a expectativas de mais de 750 mil vagas de trabalho para o setor de TI para os próximos quatros anos.
A entidade estima que o estado por 0,16% da demanda de trabalhadores na área de TI, que representa cerca de 12 mil vagas.
O diretor de relações institucionais da associação, Sérgio Sgobbi, credita as vagas abertas ao intenso ritmo das novidades do setor, o que exige constante renovação de conhecimentos por parte dos trabalhadores. “A atualização tecnológica nunca para. O profissional de TI precisa se atualizar sempre“, afirma.
O cargo mais promissor é para Analista de Sistemas, que vem crescendo a busca por profissionais qualificados nessa área.
Também otimista, o diretor da franquia baiana da Totvs, Fábio Fantini Felicetti, diz que a empresa deve contratar 20 funcionários. “Na nossa visão, o Brasil voltará a crescer a partir de outubro e em 2017 não iremos mais lembrar da crise. Nosso planejamento é crescer 30% em 2017“, afirma o empresário.
“O mercado avança e o número de empresas cresce, assim como a qualidade do trabalho desenvolvido por elas”, analisa o estudante do oitavo, e final, semestre de sistemas de informação da Unime, Félix Costa, 22. O jovem, que atualmente estagia em uma empresa de softwares em Lauro de Freitas, pretende trabalhar como desenvolvedor de sistemas operacionais quando se formar.
“No início, tive dificuldade para conseguir estágio, mas acredito que quem esteja entrando agora no curso não passa por isso”, opina sobre o atual cenário de crescimento.