A importância da inovação para a segurança pública

(Foto: Reprodução) 

Nos últimos tempos, infelizmente, o assunto violência não tem saído dos noticiários. Dia após dia, as estatísticas mostram que são crescentes os casos de assaltos a mão armada, crimes contra a mulher e contra os patrimônios públicos e privados e, em grande parte das cidades, é crescente o número de homicídios.
Neste contexto, não faltam discussões entre os poderes públicos e a sociedade civil organizada para encontrar soluções que se mostrem eficientes para combater a criminalidade. Entre elas, está a importância do uso da tecnologia como uma das ferramentas essenciais para amenizar este problema.
De acordo com o sócio-fundador da Mooh Tech, Everton Cruz, cada vez mais, os três níveis de governos no Brasil e a sociedade civil vêm buscando maneiras de aproveitar a revolução digital a fim de desenvolver abordagens inovadoras e dinâmicas para resolver esta questão. “E as novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm sido utilizadas para dar voz aos cidadãos e aprimorar as práticas das instituições”, complementa.
Segundo Cruz, entre as novas TICs estão os dispositivos móveis, como, por exemplo, as câmeras de vídeo e os tão conhecidos smartphones. E, sem deixar de considerar, claro, o devido acesso à internet. “As TICs têm sido fundamentais para estreitar ainda mais a relação entre a população e os órgãos governamentais. Elas também têm contribuído para o empoderamento da sociedade civil em locais onde o poder público está distante dos cidadãos”, diz.
INOVAÇÕES

Entre as iniciativas que contam com a participação efetiva dessas tecnologias estão o uso de aplicativos como o Sempre Alerta, criado pela empresa pernambucana Mooh Tech. “Ele foi desenvolvido como um instrumento cujo objetivo é, ao utilizar a tecnologia, melhorar a comunicação, gerando um melhor atendimento à população. Assim, quando alguém faz alguma denúncia por meio dele, estará ajudando a reduzir a violência”, explica Cruz, também idealizador da ferramenta.
Para ele, a participação da população é decisiva na captura e na disseminação das informações. “Inovações como o Sempre Alerta promovem o envolvimento dos usuários na revolução digital e auxilia o poder público em diversas frentes como a filtragem, a análise e a interpretação dos dados. A partir disso, se tornará possível distribuir os recursos destinados à segurança de forma mais assertiva e planejada, além de mensurar os resultados mais eficazmente”, afirma.
“Como podemos perceber, os avanços tecnológicos estão mudando a arquitetura das relações entre os poderes públicos e a sociedade como um todo. Contudo, ainda é preciso que grande parte da população esteja envolvida com as evoluções do mundo digital, incentivando, assim, a cultura da denúncia. Dessa forma, os cidadãos, igualmente afetados pelo aumento da violência em todo o mundo, poderão se sentir um pouco mais conscientes do seu papel na sociedade”, finaliza Everton Cruz.
Sobre a Mooh Tech

Com sede no Recife (PE), é uma empresa voltada ao ramo de desenvolvimento de tecnologia e softwares e o seu primeiro produto traz um novo conceito de segurança para as chamadas “Cidades Inteligentes”, lugares onde a prefeitura, em parceria com a população e a polícia, mantém redes integradas de comunicação, de modo a agilizar os processos e garantir uma maior segurança.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários: