No cenário atual, a eficiência dos sistemas de TI é fundamental para o sucesso das organizações. A adoção de ferramentas especializadas pode ser a chave para otimizar processos, reduzir falhas e garantir a continuidade dos serviços. A seguir, apresentamos 8 softwares de TI que se destacam na melhoria do desempenho dos sistemas de TI.
1. Milldesk
O Milldesk é um software SaaS 100% Web, ou seja, você não precisa instalar nada, tá tudo na nuvem. Seus usuários terão acesso a um portal exclusivo para registro das solicitações, sem qualquer custo. O software foi desenvolvido com práticas ITIL, para ajudar a sua empresa a aumentar a eficiência operacional do seu suporte ao cliente, reduzir custos e melhorar os fluxos de trabalho.
2. Dynatrace
O Dynatrace é uma plataforma avançada de monitoramento de desempenho de aplicações (APM) que oferece visibilidade completa sobre a experiência do usuário, infraestrutura e microserviços. Utiliza inteligência artificial para detectar automaticamente anomalias, diagnosticar a raiz dos problemas e fornecer recomendações para correção rápida.
Veja também:
Melhores práticas para monitoramento proativo em suporte de TI
Certificações em Suporte de TI: Quais São as Mais Valorizadas pelo Mercado?
Como melhorar o controle do SLA de atendimento no suporte de TI
As diferenças entre júnior, pleno e sênior na área de suporte técnico: desvendando os níveis N1, N2 e N3
3. Datadog
O Datadog é uma plataforma de monitoramento, segurança e análise para desenvolvedores e equipes de operações de TI. Integrando o monitoramento de infraestrutura, acompanhamento de desempenho de aplicativos e gerenciamento de logs, é amplamente utilizado por organizações de diversos portes para impulsionar operações, segurança e negócios.
4. ClickUp
O ClickUp é uma solução completa de gerenciamento de operações de TI que facilita o gerenciamento eficiente de tarefas de rotina e o monitoramento de projetos complexos. Com recursos de automação, integração com mais de 1.000 aplicativos e suporte a fluxos de trabalho personalizados, o ClickUp permite que as equipes de TI criem fluxos de trabalho que se ajustam automaticamente às necessidades do projeto.
5. OpMon
O OpMon é uma ferramenta que monitora o ambiente de TI e auxilia no acompanhamento em tempo real do desempenho das atividades da empresa. Gera relatórios de capacidade, SLA e SLM, sendo uma opção eficaz para equipes de TI focadas em suporte e otimização da experiência do cliente.
6. Freshservice
O Freshservice é uma ferramenta de gerenciamento de serviços de TI baseada em nuvem que visa simplificar as operações de TI para as empresas. Com recursos como gerenciamento de incidentes, gerenciamento de ativos e gerenciamento de mudanças, oferece um conjunto completo de funcionalidades que atendem diretamente às necessidades de software de gerenciamento de TI.
7. NinjaOne
O NinjaOne é uma solução completa de gerenciamento de TI que inclui recursos como gerenciamento de patches, implementação de software e monitoramento remoto. Com o NinjaOne, as equipes gerenciam toda a infraestrutura de TI a partir de um único painel, simplificando as operações de TI para empresas de todos os tamanhos.
8. Apache JMeter
O Apache JMeter é uma ferramenta de código aberto baseada em Java que ajuda a medir e analisar o desempenho de software. É amplamente utilizada para testar o desempenho de aplicativos web, mas também encontra uso em outros serviços, permitindo simular cargas pesadas em servidores, redes ou objetos para testar sua força ou analisar o desempenho geral sob diferentes tipos de carga.
A escolha das ferramentas adequadas pode transformar a eficiência operacional de uma organização. Ao investir em soluções como as mencionadas acima, as empresas não apenas melhoram o desempenho de seus sistemas de TI, mas também fortalecem sua capacidade de inovação e resposta às demandas do mercado.