Como o Help Desk deve fazer um inventário do parque tecnológico da empresa

Ah, o glorioso inventário de TI. Para muitos, a simples menção desse termo é o suficiente para causar arrepios. No entanto, fazer um inventário do parque tecnológico da empresa não precisa ser uma tarefa hercúlea, altamente complicada e trabalhosa demais.

Por: Tech Dicas

A Saga do Inventário de TI: Primeiros passos

Vamos encarar a realidade: o inventário de TI é a base de um suporte técnico eficiente. Sem um mapeamento detalhado de todos os ativos tecnológicos, a gestão se torna uma mistura de adivinhações e surpresas desagradáveis.

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Para começar essa jornada, o Help Desk deve primeiramente catalogar todos os dispositivos

computadores, servidores, roteadores, impressoras, e até aquele monitor CRT que ninguém tem coragem de jogar fora (guarda essa relíquia de uma vez aí, vai. Fica de curiosidade pros estagiários).

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Ferramentas de Help Desk: seus aliados no inventário

Escolher a ferramenta de Help Desk correta é crucial. Ela deve ser capaz de registrar e gerenciar todos os ativos tecnológicos de forma eficiente. E, claro, precisa ser algo mais sofisticado do que uma planilha Excel (por favor né). A automação é a palavra de ordem.

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Classificação dos ativos

Agrupar os ativos por categoria (hardware, software, redes, etc.) facilita o gerenciamento, além disso, definir prioridades para manutenção e substituição ajuda a manter o parque tecnológico sempre atualizado.Pense em como um bibliotecário organiza livros em prateleiras específicas – é assim que você deve tratar seus ativos tecnológicos.

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Inventários são como plantas, precisam de cuidados constantes

Auditorias regulares garantem que o inventário esteja atualizado e que não haja equipamentos fantasmas (ou seja, aqueles itens que aparecem magicamente no sistema, mas ninguém sabe onde estão).

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