Segurança: Por Que Continuamos a Usar Senhas?

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Tech Dicas.

cadeado e bloco de notas com a palavra “password” sobre teclado de computador, ao lado de uma suculenta;  2. Caixa de texto com as palavras “username” e “password”, acima de um teclado e mouse.
Imagem: Freepik.

Nos dias de hoje, as senhas são utilizadas em praticamente todos os serviços que utilizamos. Cartões de crédito ou débito, redes sociais, sistemas informáticos, bancos…

Apesar do surgimento de diversos recursos tecnológicos para a autenticação em dispositivos e contas, as senhas ainda detêm a melhor eficácia no que diz respeito à segurança de aparelhos e contas virtuais.

Quer saber por que as senhas são tão seguras e ainda conferir dicas para aumentar a proteção delas? Continue lendo. 

Leia também: 4 Dicas para Melhorar o Desempenho e Aumentar a Proteção do seu Smartphone

Por Que Você Deve Utilizar Senhas?

Mesmo com tantas novas maneiras de proteger nossos dados virtuais, a probabilidade de que ocorram falhas é grande.

O número de exposição de vítimas de roubo de informações na internet vem crescendo muito desde que as senhas passaram a serem substituídas pelo acesso biométrico – utilizando o escaneamento da íris dos olhos, o reconhecimento facial ou de impressões digitais.

A biometria apresenta uma margem de erro, ainda que pequena. E se a segurança de seus dados biométricos for comprometida, você não tem como substituí-los.

Por isso, lembre-se: se o local que você está acessando exige uma autenticação, é porque ele utiliza recursos de segurança para manter a privacidade das suas informações. E a senha ainda é a melhor maneira de garantir a sua segurança!

Aqui vão algumas dicas que podem ajudar a tornar suas senhas ainda mais seguras:

1. Determine Senhas Complexas

Caixa de texto com as palavras “username” e “password”, acima de um teclado e mouse.
Imagem: Freepik.

Na hora de determinar sua senha, nunca utilize palavras simples que sejam fáceis de descobrir.

Por exemplo, não se deve utilizar o próprio nome como senha: se uma pessoa mal intencionada tentar invadir seus dados, certamente ela buscará por palavras que remetam a você.

Por isso, utilize senhas longas que contenham letras e números. Atenção também à escolha dos números: nada de usar a data de aniversário, hein?

2. Mantenha Sigilo

Muitas pessoas costumam anotar seus dados pessoais em agendas ou post-its como uma forma de lembrar-se deles quando necessário. Porém, é preciso ter cuidado!

Se você mantém sua senha anotada em um local de fácil acesso e com circulação de pessoas, seus dados já não estarão protegidos. Fique atento ao guardar essas informações!

3. Verifique as Alternativas para Alteração de Senha

Certifique-se de ativar as opções que notificam o usuário via e-mail ou SMS para quando uma senha de acesso for alterada. Dessa forma, você saberá caso alguém consiga entrar em um site utilizando suas informações e poderá definir uma nova senha mais segura.

Bônus: Segurança Extra para Além das Senhas

Enquanto não surgem alternativas de segurança que garantam total eficácia, o uso de senhas continua sendo o melhor meio de manter a proteção de seus dados.

Contudo, é sempre bom contar com a proteção do melhor programa anti-malware do mercado. O Bitdefender Total Security garante a proteção de todos os seus dispositivos contra ameaças de ataque à sua privacidade virtual, além da proteção antivírus.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso à essas informações!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram
Luan Morais

Luan Morais

Analista de Suporte e Infraestrutura | Criador da página TI da Depressão | Fundador Hub da TI. Quer conversar sobre tecnologia? Manda um e-mail para: E-mail para: contato@techdicas.net.br
Luan Morais

Luan Morais

Analista de Suporte e Infraestrutura | Criador da página TI da Depressão | Fundador Hub da TI. Quer conversar sobre tecnologia? Manda um e-mail para: E-mail para: contato@techdicas.net.br