(IEEE revela estudo sobre IA) |
IEEE, maior organização profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade, revela os resultados da pesquisa “Inteligência Artificial: Um Estudo sobre o Impacto da IA Sobre os Pais deste Milênio e Seus Filhos, a Geração Alfa”. Os pais do milênio são aqueles nascidos entre 1985 e 2000 e as crianças “alfa” são aquelas hoje com sete anos de idade, ou menos. Nascidas entre 2010 e 2025, as crianças da Geração Alfa são as mais impactadas pela tecnologia, com a “IA” fazendo parte de todos os aspectos de suas vidas.
Os resultados do estudo foram anunciados em Nova Iorque e mais informações podem ser encontradas (em inglês) clicando aqui.
Menor Preocupação com Carros Dirigidos por IA – A pesquisa da IEEE descobriu que os pais da geração Alfa ficariam mais preocupados com a perspectiva de seus filhos dirigirem sozinhos (3 por cento) do que a bordo de carros autônomos (25 por cento). Entretanto, 45 por cento dos pais ficam igualmente preocupados em ambas as situações, com a perspectiva de seus filhos ao volante, ou a bordo de um carro autônomo.
Robôs com IA para Auxiliar na Velhice – Especialistas afirmam que a IA irá potencializar os equipamentos “inteligentes” domésticos, que passarão a colaborar com a melhoria de nossa saúde física, emocional, social e mental. Fazem parte dessa lista desde equipamentos de monitoramento, passando por andadores inteligentes a robôs para tarefas rotineiras. Cerca de dois terços dos pais do milênio (63 por cento) preferem tecnologias de IA ajudando-os a viver de forma independente em sua velhice, enquanto 37 por cento optam por confiar em seus próprios filhos, segundo o estudo.
Robôs de Estimação e como Babá – A tecnologia de IA está estimulando o surgimento de robôs de estimação, que podem identificar, cumprimentar, obedecer e divertir a família. Segundo a pesquisa, 48 por cento dos pais do milênio dizem que trocariam um animal de estimação por um robô, caso seja este o desejo dos filhos. As mães são mais receosas do que os pais nesta troca (42 por cento das mulheres contra 55 por cento dos homens).
Como IA dá vida a robôs, aproximando-os do comportamento humano, 40 por cento dos pais da Geração Alfa dizem que substituiriam uma babá humana por uma babá-robô, ou usariam o robô para ajudar nos cuidados com as crianças.
IA: Mais Saúde Emocional e Física dos Pais
Para manter a Geração Alfa entretida, aplicativos, telas interativas e dispositivos com inteligência artificial são usados pelos pais do milênio, sendo que 44 por cento deles afirmam que essa atitude não só entretêm as crianças, como também aumentam o seu tempo livre para outras tarefas. Além disso:
? 64 por cento dos pais alegam que a tecnologia permite mais tempo para outras atividades; entretanto, concordam que as tecnologias diminuíram o tempo de qualidade com seus filhos.
? 45 por cento dos pais concordam que IA e outras tecnologias minimizam suas frustrações como pais.
? Dois em cinco pais do milênio (39 por cento) têm total ou grande confiança na IA para ajudar a diagnosticar e tratar seus filhos no caso de doenças.
IA e Aprendizado
Brinquedos “inteligentes” e aplicativos de IA estão sendo desenvolvidos para serem capazes de compreender a linguagem humana e a responder a comportamentos infantis específicos.
Para 80 por cento dos pais entrevistados, a IA pode melhorar e tornar mais rápido o aprendizado dos filhos, sendo que 74 por cento dos pais do milênio considerariam um professor-robô com IA para seus filhos.
Tecnologias Transformadoras do Mundo Estimulam Escolha de Carreira
Como a engenharia tem liderado várias tecnologias transformadoras do mundo – seja na exploração espacial, na informática, na saúde, medicina, biologia, e bens eletrônicos de consumo -, cerca de três quartos dos pais do milênio, 74 por cento, afirmam que encorajarão seus filhos a escolherem uma carreira em engenharia.
A pesquisa da IEEE sobre Geração AI e seu impacto em pais e seus filhos da geração alfa entrevistou 600 pais e mães, entre 20 e 36 anos de idade, com pelo menos uma criança de até sete anos. As entrevistas foram realizadas entre 13 e 15 de junho de 2017.
Fonte: IEEE
Fonte: IEEE