Entra em operação em Valinhos o mais novo smart place do Brasil

( Praça Washington Luís)
Nesta semana o município de Valinhos inaugura seu primeiro espaço público inteligente, também conhecido como Smart Place. A Tacira, primeira empresa brasileira especializada em soluções para cidades inteligentes, foi responsável por toda concepção e execução do projeto realizado na Praça Washington Luis, transformando o ambiente em uma experiência digital interativa para moradores, empresas locais e visitantes.

O município, localizado na Região Metropolitana de Campinas, tem cerca de 107 mil habitantes e ocupa a quinta posição no ranking das 20 melhores cidades para se viver no estado de São Paulo, de acordo com estudo divulgado pela Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), feito em parceria com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

“O objetivo do projeto era oferecer um espaço interativo e integrado visando aumentar o interesse, a permanência e a frequência dos cidadãos e dos visitantes locais”, ressalta Katia Galvane, CCO da Tacira.

O projeto foi desenvolvido e implementado em quatro meses e contemplou seis serviços digitais para atender as áreas de sustentabilidade, segurança, governança e experiência local. A Praça Washington Luís recebeu Wi-Fi público, painéis informativos, iluminação inteligente, sistema de monitoramento e segurança, smart trees, além de uma plataforma de colaboração e participação cidadã. 

As soluções são gerenciadas por meio da plataforma Civis, responsável pela captura, integração dos dados e gestão fim-a-fim de todos os serviços fornecidos. Com cinco pontos de acesso, a implementação do Wi-Fi possibilitou aos munícipes conectar-se gratuitamente à internet, ampliando a inclusão digital. 

Para ter acesso ao serviço, o usuário precisa apenas preencher um rápido cadastro ou acessar a rede através de suas redes sociais. Além disso, por meio dos painéis informativos espalhados pela praça, os visitantes têm acesso às notícias da prefeitura e região, entretenimento, informações de utilidade pública e de serviços prestados nos estabelecimentos comercias locais. 

Já o serviço digital Smart Tree foi desenvolvido com foco em sustentabilidade. Através do aplicativo Civis, ao realizar a leitura do QRCode afixado nas árvores, o usuário visualiza informações de cada uma das mais de 210 árvores presentes na praça Washington Luis. 

Para aumentar a segurança no local, além de iluminação LED, foram instaladas sete câmeras de monitoramento full HD interligadas à Guarda Municipal. A opinião dos visitantes foi um ponto considerado fundamental na concepção do projeto. Por isso, o aplicativo Civis garante o acesso ao Sistema de Colaboração e Participação Cidadã, no qual é possível registrar reclamações, sugestões, solicitações, acompanhamento e comentários referentes à praça.

“A praça Washington Luis é um dos cenários mais tradicionais de Valinhos e não recebia manutenção há 30 anos. Seguindo o conceito de Smart Place, criamos um projeto arquitetônico que traz modernidade a região, porém preservando as características marcantes da cidade”, explica Galvane.

Para a Prefeitura o projeto deve proporcionar uma real eficiência e melhoria na gestão pública. Aspectos como eficiência energética e redução do consumo de energia, melhoria da segurança e da qualidade de vida do cidadão e o aumento da interação do munícipe com a administração pública estão entre os benefícios mais esperados com o novo espaço inteligente.

Sobre a Tacira

A Tacira é primeira empresa brasileira especializada em soluções para cidades inteligentes e a única com uma oferta que inclui integração e informação consolidada entre as soluções. Por meio de um portfólio completo, baseado em tecnologias inovadoras, a empresa atende todas as etapas de projetos que visam melhorar a qualidade de vida nas cidades, reduzir custos operacionais de manutenção e aumentar o tempo de vida da infraestrutura dos municípios. 

Com sua metodologia exclusiva, alinhada às melhores práticas internacionais, propõe uma abordagem integrada para a construção de projetos consistentes, que atendam à situação específica dos municípios. Sediada em São Paulo, a empresa atua também na Europa com um escritório em Londres.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram
Luan Morais

Luan Morais

Analista de Suporte e Infraestrutura | Criador da página TI da Depressão | Fundador Hub da TI. Quer conversar sobre tecnologia? Manda um e-mail para: E-mail para: contato@techdicas.net.br
Luan Morais

Luan Morais

Analista de Suporte e Infraestrutura | Criador da página TI da Depressão | Fundador Hub da TI. Quer conversar sobre tecnologia? Manda um e-mail para: E-mail para: contato@techdicas.net.br