A amplitude de significados do termo “Big Data” agrupa diversas soluções no quase infinito mundo dos dados. Uma delas é o Data Lake, tecnologia para armazenar e processar grandes volumes de dados, garantindo maior capacidade de retenção de informações com custo consideravelmente reduzido.
Possuir um Data Lake significa ter um potencial supercomputador feito de diversos computadores. A tecnologia necessária para isso foi criada pelo Google e hoje é uma realidade em diversas empresas do Brasil e do mundo.
Para as organizações, os Data Lakes significam duas oportunidades de aumentar as suas margens: reduzir custos com tecnologias de sistemas legado muito caras, bem como criar aplicativos inovadores para alavancar o negócio.
Reduzir custos com ferramentas tradicionais é um tema muito comum ao redor da criação de um Data Lake. Os casos mais comuns são migrações de bancos de dados, mitigação de mainframes, redução de custo com ferramentas analíticas e muito mais.
Já na inovação, as empresas estão utilizando algoritmos de inteligência artificial para aproveitar a capacidade dos Data Lakes. Quanto maior o volume de dados, maior a precisão dos resultados. Daí a importância de ter ambientes de dados que suportem grandes volumes para processamento.
No processo de implantação de um Data Lake, é extremamente importante considerar o papel da governança dos dados nesse ambiente. Com volumes altíssimos podendo ser armazenados nesse ambiente, é natural que exista a possibilidade de não mais poder compreender o que está ali dentro se não houver uma organização adequada. É natural, portanto, que processos de implantação desse tipo de solução venham em conjunto com projetos de governança e segurança, evitando riscos e acelerando a entrega de resultados.
O futuro do Big Data reserva infinitas possibilidades que, quando bem gerenciadas, facilitarão os processos das corporações, com baixo custo e elevada eficiência. Se tais medidas caminharem juntas com a devida segurança e governança, construir um Data Lake só poderá acelerar o crescimento das empresas em qualquer hora ou lugar. Quando a sua organização vai construir um Data Lake é, no fim, apenas uma questão de tempo.
Artigo por: Leonardo Oliveira