Confira: Linguagens de programação mais solicitadas para 2021

Foto: reprodução pexels

Na área de tecnologia, há uma grande variedade de linguagens de programação. Cada um com suas particularidades, e depende muito dos requisitos dos projetos para escolher qual linguagem utilizar. 

Nem todas as empresas exigem as mesmas habilidades de programação ou linguagens. No entanto, é possível saber quais linguagens são favorecidas pelas grandes empresas. Saber disso ajuda a se concentrar em certas linguagens de programação que pode ampliar seus conhecimentos ou melhorar seu currículo.

Confira também:
Dica: Como iniciar na área de programação
Digital Innovation One disponibiliza 100 mil vagas gratuitas em cursos online de programação
O Google apresenta plataforma para ajudar programadores (as)

Como saber quais linguagens estão em alta?

Para isso são criados os índices ou listas que podemos encontrar na internet. Um dos mais prestigiados ou pelo menos utilizado pela maioria é conhecido como índice TIOBE. É publicado uma vez por ano e é uma referência importante para saber quais linguagens as empresas solicitam.

O índice TIOBE está em andamento há mais de 20 anos. O primeiro foi publicado em 2001. E, desde então, analisa mais de 200 linguagens de programação e faz o pedido de acordo com o sucesso ou a demanda.

Linguagens de programação em ascensão

Olhando para as tendências e padrões do índice TIOBE, tudo indica que as mudanças não ocorrem drasticamente ou de um ano para o outro. Vamos tomar como exemplo os cinco idiomas mais populares em setembro de 2020, de acordo com o índice TIOBE. A lista consiste em linguagens conhecidas, como C, Java, Python, C ++ e C #. Com exceção do Python, os outros quatro já estavam no TOP 5 em 2015 e em 2010. Além do mais, se compararmos o índice de 2020 e 2019, a única mudança é entre C e Java, que passam de segundo e primeiro a primeiro e segundo. O resto permanece o mesmo.

 

Na lista, veremos aumento na popularidade de certas linguagens de programação que, embora ainda não estejam entre as primeiras, quem sabe em poucos meses podem alcançar essa posição. Destaca-se, por exemplo, o R, que passa da posição 19 para a 9 em um ano. Outras linguagens que tiveram um grande salto em popularidade são Swift e Perl. A linguagem Apple, lançada em 2014, salta da posição 16 para a 12. Já Perl (1987) passa da posição 20 para a 13.

Por sua vez, Python tornou-se durante anos uma linguagem de referência em processamento de dados e em áreas de pesquisa em crescimento, como inteligência artificial ou aprendizado de máquina.

As classificações são baseadas no número de engenheiros qualificados em todo o mundo, cursos e fornecedores terceirizados. Motores de busca populares como Google, Bing, Yahoo!, Wikipedia, Amazon, YouTube e Baidu são usados ​​para calcular as classificações. É importante observar que o índice TIOBE não trata da melhor linguagem de programação ou da linguagem na qual a maioria das linhas de código foi escrita.

Confira a lista completa em: TIOBE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram
Luan Morais

Luan Morais

Analista de Suporte e Infraestrutura | Criador da página TI da Depressão | Fundador Hub da TI. Quer conversar sobre tecnologia? Manda um e-mail para: E-mail para: contato@techdicas.net.br
Luan Morais

Luan Morais

Analista de Suporte e Infraestrutura | Criador da página TI da Depressão | Fundador Hub da TI. Quer conversar sobre tecnologia? Manda um e-mail para: E-mail para: contato@techdicas.net.br